Agência Brasil – Representantes de tribos indígenas de cinco estados e do entorno do Distrito Federal foram hoje no Palácio do Planalto pedir a saída do presidente da Fundação Nacional do Índio(Funai), Eduardo Almeida. Eles queriam uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas foram recebidos pelo subsecretário-geral da Presidência da República, César Álvares, a quem apresentaram um documento com críticas ao trabalho de Almeida na Funai, destacando a falta de assistência nas áreas de saúde e educação.
Os índios exigiram que o documento fosse entregue ao presidente, para que este tome providências.
Segundo César Álvares, não está em discussão a permanência do presidente da Funai no cargo. “Estamos discutindo se há críticas: vamos ouvir e, se entendermos que são pertinentes, vamos corrigir o que tem que ser corrigido”, afirmou. Sobre a possibilidade de o documento que pede a saída de Eduardo Almeida ter uma resposta positiva de Lula, o subsecretário-geral disse que a autoridade para nomear, ou não, é do presidente da República. “Não será um abaixo-assinado, por mais expressivo das lideranças indígenas que seja, que determinará uma decisão desta natureza”, afirmou Álvares.
Estiveram no Palácio do Planalto representantes de tribos dos estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pernambuco e do entorno do Distrito Federal.
Luciana Vasconcelos e Nelson Motta