Agência Brasil – ABr – A população que mora às margens do Rio São Francisco terá a oportunidade de assistir a um dos mais conceituados pianistas brasileiros. Arthur Moreira Lima está organizando uma turnê que passará por mais de dez cidades ao longo do Velho Chico, saindo, no dia 13 de setembro de São Roque em Minas Gerais até Penedo, em Alagoas, cortando a Bahia, Sergipe e Pernambuco em uma viagem com mais de um mês de duração.
Num caminhão-teatro, com 40 metros quadrados e seu piano Steinway, Moreira Lima percorrerá os municípios apresentando um repertório que vai da música popular a obras clássicas mais populares, como Beethoven, Chopin, Villa-Lobos, Ernesto Nazaré e Pixinguinha.
Segundo Moreira Lima, o espetáculo será uma oportunidade para muitas pessoas terem contato com um tipo de espetáculo onde predominará a interação com o público. Além da apresentação, ele vai falar para o espectadores sobre os autores e as obras apresentadas. Precedendo o concerto de piano, a produção do espetáculo abrirá espaço para a apresentação de artistas locais.
Paralelamente ao evento cultural, haverá atividades com as escolas e grupos de música das cidades, um tipo de workshop de educação. Além de cultura e educação, a comitiva levará também saúde. Um grupo formado por cinco agentes, coordenado pela esposa de Moreira Lima, a dentista Margareth Monteiro, apresentará palestras sobre educação sanitária, saúde bucal, higiene e alimentação.
O Projeto São Francisco – Um Rio de Música também divulgará ações do governo, como a Conferência Nacional do Meio Ambiente e o Fome Zero. O espetáculo é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação de Governo com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Empresa de Correios e Telégrafos.
Cristina Guimarães