Agência Brasil – Está liberado para operação o primeiro avião de combate a incêndio florestal do Brasil – o monomotor Air Tractor AT-892F. Segundo o Departamento de Aeronáutica Civil a aeronave poderá atuar em qualquer localidade do estado do Rio de Janeiro. A Secretaria estadual de Defesa Civil fluminense está elaborando convênios para viabilizar também a operação em outros estados.
O aparelho chegou ao Brasil no dia 18 de fevereiro, proveniente do Texas, Estados Unidos. Sua aquisição foi resultado de um convênio assinado em maio de 2002 entre o Ministério do Meio Ambiente e o governo do estado. Os recursos – cerca de R$4,1 milhões – foram provenientes de parte da multa aplicada pelo Ibama à Petrobrás devido ao vazamento de óleo na Baía de Guanabara, em janeiro de 2000.
Desenhado especialmente para combate a incêndios, o monomotor possui tanque para 3.100 litros de água, pode ser reabastecido em 90 segundos e opera em pistas de apenas 900 metros. O avião também poderá ser utilizado em patrulhamento de locais de risco e no lançamento de defensivos agrícolas e de dispersante químico contra manchas de óleo na água.