Inseticida natural

 
Estação Vida – “Muita saúva e pouca saúde. Os males do Brasil são”. A frase do modernista Mário de Andrade revela que as formigas são mesmo um problema no país, tanto nas áreas urbanas, quanto em propriedades rurais. Acabar com elas usando um produto 100% natural que não apresenta risco para crianças ou animais domésticos é o que faz o Natucid, um inseticida orgânico, extraído de uma planta originária da Índia, chamada nim, cujo princípio ativo, azadiracta, tem ação inseticida e fungicida.

O produto tem chamado a atenção do público no estande do Sebrae em Mato Grosso, na Amazontech 2003, que termina neste sábado [26], no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus. Organizado pelo Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] e pela Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], o Amazontech é o maior evento de promoção de negócios sustentáveis da região amazônica, com a previsão de gerar R$ 80 milhões em transações comerciais entre empresas e instituições científicas renomadas.

Segundo o diretor comercial da empresa Natucid Orgânico, Eduardo da Silva Ramalho, o produto é revolucionário por suas caracaterísticas, é extremamente barato, com aplicação simples e 100% eficiente, além de não ser venenoso, não tóxico, não poluente, não químico e oferece segurança para o ser humano. “O Natucid é o primeiro produto no mundo com essas características. Nos últimos 50 anos, não surgiu nada igual em termos de inseticida”, garante.

Por causa de tais características, o produto tem feito tanto sucesso no evento, afinal está afinado com a filosofia do Amazontech, um evento centrado na promoção de ações tecnológicas que viabilizem o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, permitindo a exploração econômica da região sem danos ao meio ambiente.

A ação do produto natural é repelente e causa desidratação celular nos insetos que, pela contaminação da colônia, leva sua extinção. Eduardo explica que basta borifar o produto sobre as formigas, que não morrem na hora, mas transportam o veneno para o formigueiro, onde age como fungicida acabando completamente com elas. O produto controla todo tipo de formiga, inclusive as saúvas, terror nas propriedades rurais.

O Natucid Orgânico, cuja distribuição nacional está sediada em Rondonópolis [a 218 km ao sul de Cuiabá], foi inventado pelo pai de Eduardo, Benedicto Caio Ramalho, falecido há dois anos. Dentista e professor de biologia na cidade de Lins, no interior de São Paulo, durante 35 anos, Benedicto era um estudioso e mantinha em casa um pequeno laboratório, onde produzia perfume, pólvora e estudada várias plantas. Para atender a uma necessidade doméstica, acabar com as pragas da horta orgânica que cultivava no quintal, durante 20 anos, ele pesquisou a nim até chegar à fórmula do Natucid, repassada aos filhos como uma valiosa herança.

Uma herança que tem se multiplicado deste então e gerando a cobiça de grandes multinacionais. Desde que foi lançado no mercado há dois anos, o volume de vendas do Natucid Orgânico tem duplicado a cada ano. A estratégia da empresa é, até 2004, vender o produto em todo o Brasil. Por enquanto, o produto é encontrado, exclusivamente nas lojas de produtos agropecuários. Mas no futuro, será revendido também em supermercados e farmácias.

O lançamento na Região Norte, está acontecendo no Amazontech. Além da venda e divulgação no estande do Sebrae em MT, o empresário visitou 20 lojas de produtos agropecuários de Manaus e iniciou uma campanha de rádio para difundir o produto.

Mato Grosso vai sediar o Amazontech 2004. O evento já está agendado para agosto, no Centro de Eventos do Pantanal.

Rita Comini/Sebrae-MT 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *