Agência Brasil – O Diário Oficial da União publica hoje o valor dos recursos que serão destinados à realização dos VI Jogos dos Povos Indígenas, previstos para serem realizados no período de 1º a 8 de novembro, na Praia da Graciosa, em Palmas (TO). A verba, de R$ 1.135.357,50, será usada para a construção de uma aldeia olímpica que vai receber mais de 1.100 índios de 47 etnias brasileiras, além de atender às demais despesas.
Comunidades indígenas de outros países também vão participar da competição. Virão ao Brasil dez índios canadenses, vinte da Guiana Francesa (da tribo Kalina) e quarenta índios da comunidade Wai-Wai, que moram na região da fronteira brasileira com a Guiana Inglesa.
Os Jogos Indígenas começaram em 1998. A competição tem garantido o resgate da auto-estima destes povos, além de promover a cultura indígena, seus valores e costumes. O evento tem o patrocínio do Ministério do Esporte e é organizado pela Secretaria de Esporte de Tocantins, com o apoio da Prefeitura de Palmas e da Fundação Nacional do Índio (Funai). As modalidades dos Jogos Indígenas são arco e flecha, cabo de guerra, canoagem, corrida com tora, xikunahaty – espécie de futebol que se joga com a cabeça, arremesso de lança, luta corporal, natação e zarabatana.