Ibama – Os dois incêndios que ocorreram neste final de semana, no interior do Parque Nacional de Brasília, já estão extintos. No entanto chegaram a atingir uma área de, pelo menos, 101 hectares. O incêndio que ocorreu próximo ao portão 4 foi o mais difícil, tendo atingido cerca de 100 hectares.
Para controlá-lo o Prevfogo/Ibama teve que mobilizar mais de 30 pessoas entre brigadistas e voluntários. A outra frente de fogo atingiu a “Ilha da Meditação”, no domingo, mas foi logo controlada por 10 brigadistas.
O Ibama registrou a ocorrência de incêndios em outras unidades de conservação, mas todas estão sob controle. Na Estação Ecológica de Aiuaba (CE) houve queimada no entorno da unidade, para preparação de área agricultável. Uma equipe do Prevfogo continua na área, monitorando.
No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) também ocorreu queimada no entorno da unidade, mas já está extinta. Houve identificação de focos de calor no entorno dos Parques Nacionais da Serra da Canastra e das Cavernas do Peruaçu (MG), no Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (PI), PN da Serra das Confusões (PI), Estação Ecológica de Uruçui-Uma (PI), Floresta Nacional de Ipanema (SP), PN do Araguaia (TO) e Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (TO).