Semana do Índio no Congresso

Agência Senado – O Dia do Índio será comemorado durante toda a semana no Congresso Nacional. O Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados sedia exposição de fotos dos povos indígenas e o Plenário se transforma em comissão geral para debates sobre o tema, incluindo o lançamento da Campanha Educativa sobre Direitos Humanos e Direitos Indígenas, do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH) e do Centro de Proteção Internacional de Direitos Humanos.

Para os debates foram convidados o jurista Dalmo Dalari; o religioso Dom Pedro Casaldaglia; lideranças indígenas; a Fundação Nacional do Índio (Funai); representantes do IIDH; da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara; dos artistas; e da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas.

No Senado, está aberta a exposição “Artesanato Indígena Brasileiro”, além de mostra de fotografias da Ashaninka, do Acre, na Galeria. Monitores de TV distribuídos pelos espaços de livre circulação exibem programação de vídeos sobre a temática indígena.

Para as 9h de amanhã (20) está prevista sessão solene no Senado, com a participação especial da cantora indígena Cláudia Tikuna, acompanhada do Coral do Senado e de convidados de honra.

Na quinta-feira (22), às 19h, será exibido o filme “Pisa Ligeiro”, de Bruno Pacheco, seguido de debate com convidados especiais, no auditório Freitas Nobre do anexo IV da Câmara.

O PT do Distrito Federal também está organizando um seminário, que deverá ser realizado na Câmara de sexta-feira (23) a domingo (25), para discutir as questões centrais da política indigenista no País.

Acampamento

Um acampamento indígena chamado de “Terra Livre” está montado desde quinta-feira (15) no gramado em frente ao Ministério da Justiça, por lideranças dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Amazonas, Roraima, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Uma das reivindicações dos indígenas é a homologação, ainda hoje, da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A coordenação do movimento protocolou pedidos de audiências com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça), e Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência); e com o presidente da Funai, Mércio Gomes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *